LaTeX discussion list (in Portuguese)

Perl-hackers is now hosting a LaTeX mailing list for help and discussion on LaTeX. You can subscribe sending an email to latex-request@perl-hackers with ‘subscribe’ in the subject.

2 thoughts on “LaTeX discussion list (in Portuguese)

  1. Em primeiro lugar, quero elogiar-te, Alberto, pelo EXCELENTE trabalho, que tens liderado, na tradução para Português do “The Not So Short Introduction to LaTeX2e” (“Uma não tão pequena introdução ao LATEX2e”), disponível em http://alfarrabio.di.uminho.pt/~albie/lshort/

    Contudo, já que falamos de LaTeX, acho útil referir que já existe um “site” do “Grupo (Informal) de Utilizadores de (La)TeX, Portugal”, alojando em servidores do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra:
    http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php

    O Grupo tem uma “mailing list” do grupo, disponível em:
    http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/Ligacoes/listas.html

    Eu NÃO tenho nada a ver com esse grupo (nem com a organização do mesmo), mas reparo que o arquivo Web dessa lista está desactualizado – http://gentzen.mat.uc.pt/pipermail/gutpt/ Assim, o arquivo Web (gerado pelo “software” Pipermail) vai até Maio de 2008 mas, na verdade, a lista – embora não tenha muito tráfego – tem tido discussões recentemente (a mais recente teve lugar entre os dias 14 e 16 deste mês – Novembro de 2009).

    Possivelmente, não terias conhecimento deste grupo ou, dada a desactualização do arquivo Web da lista, pensarias que a lista de discussão estaria “morta” (o que, conforme referi, não é o caso).

    À primeira vista, parece-me, então, que seria mais útil dar mais força a essa lista, do que estar a “dividir” a comunidade (que penso que seja pequena) de utilizadores de LaTeX em Portugal por 2 listas de discussão.

    Ou será que, pelo contrário, já sabes que existe essa lista (da Universidade de Coimbra) para utilizadores de LaTeX em Portugal -E- também sabes que existe, pelo menos, uma lista para utilizadores (“usuários”) LaTeX no Brasil – http://biquinho.furg.br/tex-br/lista.html – e a tua ideia é, precisamente, criar uma lista que abarque todos os utilizadores “lusófonos” de LaTeX?

  2. Olá, Ricardo.

    Na verdade não sabia da existência dessa lista, e pelos vistos nenhum dos utilizadores da lista Porto-Linux que me empurraram a criar esta. Foi por pensar não existir uma em Portugal que a criei.

    Não é minha ideia dividir os utilizadores. Nunca seria essa a ideia. Vou discutir internamente a mudança para a lista de Coimbra. Logo se vê qual o resultado.

    Abraço e obrigado.

Leave a Reply